06 outubro 2006

Saiba como e quando formatar seu disco rígido

Se você não sabe o que fazer quando seu HD (hard disk) não responde bem, trava seu computador e não abre aplicativos, fique calmo. O IDG Now! dá dicas de como cuidar bem do seu disco e formatá-lo de maneira correta, na hora certa.O próprio sistema operacional oferece opções para que o usuário cuide bem do seu computador e resolva os problemas com mais facilidade.
Entenda o funcionamento do HD
O HD (Hard Disk) é um disco rígido de alumínio ou vidro, que possui uma superfície magnética, parafusado em um motor, que armazena e salva dados do computador de maneira permanente. Uma pastilha de silício, como se fosse uma agulha, permite a leitura e a gravação do disco.
O processo de gravação de informações no disco segue uma ordem cronológica. No entanto, se um arquivo for apagado, o espaço antes utilizado será ocupado por um futuro programa instalado pelo usuário, podendo fragmentar as novas informações entre os espaços existentes no HD.
Portanto, um dos fatores que costumam deixar o computador muito lento é a constante fragmentação do disco, depois de sucessivas instalações e exclusões de dados e programas no micro.
Um desktop suporta geralmente quatros HDs. O usuário que possui mais de um disco rígido pode colocar, por exemplo, imagens e músicas em um disco, e trabalhar com o sistema operacional em outro, organizando melhor seus arquivos.
Formatando o HD
“Formatar o HD é fazer uma limpeza física, eliminando todos os dados do disco, sem chance de restauração”, diz o coordenador de clientes da Microsoft Brasil, Alexandre Tortolano. Segundo ele, a hora certa de partir para a formatação varia de acordo com o perfil do usuário.
No entanto, o processo de formatação do disco rígido não é tão simples como parece. Segundo o gerente de produtos da Samsung, Júlio Rin,“formatar o HD não deve ser uma prática cotidiana, pois, além de levar tempo, também requer um conhecimento específico sobre configuração do sistema operacional”. Para Rin, formatar o HD é um procedimento emergencial e não deve ser feito cotidianamente.Na opinião de Tortolano, uma boa razão para formatar o disco rígido é a infecção do sistema por um tipo de vírus que se aloja na trilha zero do disco (primeira trilha de informações buscada pelo sistema operacional quando a máquina é ligada). No entanto, segundo o próprio coordenador, esses tipos de vírus são raros atualmente. Mas, antes de começar a formatar seu HD, o engenheiro da Seagate, Carlos Valero, dá uma dica muito útil. “Sempre faça o backup de seus arquivos importantes, pois, depois de realizada a formatação, eles serão perdidos”.
Saiba formatar o HD em WindowsUse o assistente de instalação. Reinicie a máquina com o disco de sistema operacional no drive de CD-ROM, acesse o “Menu de Boot” e selecione a opção "reiniciar pelo drive de CD -ROM".
Em versões antigas do Windows, o usuário deve acessar o Painel de Controle, clicar na opção Adicionar e Remover Programas e acionar a opção "Disco de Inicialização". O computador irá pedir que você insira um disquete para criação do boot. É necessário possuir o disquete para realizar a operação e manter o CD do sistema operacional por perto, pois alguns arquivos podem ser solicitados.Se o usuário possuir um HD com a tecnologia SATA, é necessário um software específico, fornecido pelo fabricante, para que a placa-mãe reconheça o disco rígido na hora da formatação.Ao fazer a instalação do Windows, o sistema operacional automaticamente irá detectar as partições no HD e perguntará se o usuário deseja criar e excluir novos módulos e onde o sistema operacional deverá ser instalado.Se o usuário escolher a opção de “instalar”, será redirecionado para uma tela que dispões dois formatos: FAT ou NTFS. “A tecnologia NFTS é mais estável e segura, mas utiliza uma lógica mais complexa”, explica Tortolano. Escolha uma e continue a instalação.A partir deste ponto, todos os programas que o usuário tinha em sua máquina antes da formatação devem ser reinstalados. Isso levará tempo e exigirá paciência, mas será necessário para que o PC volte a rodar normalmente.Esqueça o mito que diz que o excesso de formatação “gasta” o HD. Você pode formatá-lo quantas vezes quiser que não haverá problema.
Cuide bem do seu HDNão basta apenas querer formatar o HD sempre que qualquer problema parecer afetá-lo. É preciso descobrir ferramentas no próprio sistema operacional que auxiliam na manutenção do disco, evitando dores de cabeça e atrasos com a formatação.
Para cuidar da desfragmentação do disco rígido, vá em acessórios, e, em seguida, em ferramentas do sistema. Lá você verá a opção “Desfragmentador” e depois “Restauração do Sistema”.Segundo Tortolano, da Microsoft, a ferramenta de CheckDisc é a mais completa. Reiniciando o computador pelo CD do sistema operacional, entre em “Recovery Console” e digite o código CHKDSK/R + ENTER. Fazendo isso, a ferramenta irá reparar qualquer erro existente no HD e espaços desnecessários provocados, por exemplo, pela remoção de programas.Tortolano recomenda que o desfragmentador seja usado uma vez por mês. Já Rin e Valero preferem notar o desempenho da máquina, sem estabelecer determinada periodicidade para o uso da função.Além desses cuidados, há também o básico. Evite que a máquina sofra algum abalo, muito menos enquanto o computador estiver ligado. Também não desligue seu computador antes do sistema encerrar todas as funções, pois isso pode prejudicar o funcionamento do seu disco.
Texto de Fábio Sanches do Site IDG Now!

Nenhum comentário: