28 outubro 2006

Óculos: Saiba Como Escolher Bem

No Brasil, o mercado de óculos escuros é aproximadamente 50% pirata, segundo a Associação Brasileira da Indústria Óptica. Os óculos piratas chegam ao consumidor final bem mais barato que os vendidos nas óticas. Porém, eles dificilmente contêm os filtros necessários para bloquear a luz ultravioleta e ao invés de proteger acabam causando lesões na retina e podem até mesmo levar à catarata.
Usar óculos cujas lentes não ofereçam proteção é mais perigoso do que não usar óculos. O olho humano possui mecanismos de defesas naturais contra os raios ultravioletas, mas a escuridão provocada pelo uso de óculos escuros os inibe. A pupila se fecharia automaticamente, mas permanece dilatada e sem proteção quando usamos óculos escuros.
Portanto, ao decidir comprar óculos escuros, o consumidor deve estar atento para o nível de proteção contra os raios UVA e UVB que as lentes oferecem. A informação deve estar disponível por meio de adesivos na própria lente do óculos ou no manual que acompanha o produto.
Também é importante atentar-se para o formato do rosto e a adequação dos óculos ao rosto de quem vai utilizá-lo. Preferecialmente, óculos que impeçam a passagem de luz pelas aberturas entre o rosto e a armação são melhores.
Outro fator importante é a cor da lente. As melhores cores são verde, cinza e marrom.
Fonte: UOL

Nenhum comentário: