23 novembro 2007

Prova fácil eleva médias do Enem, diz Inep

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes, admitiu que o melhor desempenho dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2007 deve-se ao menor nível de dificuldade do exame deste ano. O Inep é a instituição que organiza o Enem.
"Gostaríamos que a explicação fosse a melhoria da qualidade do ensino, mas ouvimos de estudantes e professores que a prova estava mesmo mais simples", afirmou Fernandes.
Em 2007, a média nacional na prova objetiva (com questões de múltipla escolha) foi de 51,52 pontos, numa escala de zero a cem. O número representa um aumento de 36,62% em relação a 2006, ano em que se registrou 36,90 pontos, segunda menor média desde que o exame foi criado em 1998.
Fernandes nega que a prova tenha sido facilitada para elevar essa média. "Não existe essa orientação. O Enem não é feito para avaliar o ensino no país entre um ano e outro. Para isso existem o Saeb (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico) e a Prova Brasil", disse o presidente do Inep.
As questões do exame são escolhidas pela banca de professores selecionados pelo Inep, que "não têm controle sobre o grau de dificuldade delas", segundo Fernandes.
Para Fernandes, "o aprendizado dos alunos é pior na rede pública", o que justificaria o fato de a média obtida pelos alunos das escolas particulares ter sido maior (68,04 pontos, contra 49,20 das escolas públicas).
"Vários fatores influenciam no desempenho dos alunos, como o nível socioeconômico e o grau de escolaridade dos pais", disse.
Em 2006 os alunos de escola pública haviam atingido, em média, 34,94 pontos; os da rede privada, 51,23.
Fonte: UOL

Nenhum comentário: