08 novembro 2007

O Maior Poço do Brasil

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira, a descoberta, na Bacia de Santos, de uma reserva gigante de petróleo e gás natural. Segundo o governo, o Brasil pode se tornar exportador de petróleo.
A reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) foi convocada em caráter extraordinário, assim que a Petrobras confirmou a descoberta. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de participar do encontro, acompanhado de sete ministros.
A nova reserva fica na Bacia de Santos, a uma profundidade de cerca de seis quilômetros, abaixo de uma gigantesca camada de sal. O Campo de Tupi é uma área com 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura. Os volumes estimados para a retirada de petróleo e gás natural variam de 5 a 8 bilhões de barris.
A descoberta pode aumentar em cerca de 40% as reservas brasileiras. O óleo encontrado é considerado de boa qualidade. Por ser mais leve, é mais fácil de refinar.
Segundo a Petrobras, se outros poços forem descobertos na região, o Brasil pode se tornar o oitavo ou nono país do mundo com as maiores reservas de petróleo. São informações que fizeram o CNPE tomar uma decisão.
A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou a retirada da reserva de um leilão para a exploração de petróleo, que vai acontecer no fim de novembro. Ela disse que a medida foi tomada para preservar os interesses do país, e que o Brasil muda completamente de posição no mundo do petróleo.
“Confirmada essa descoberta, nessa proporção, nós deixaremos de ser um país, eu diria, médio, no que se refere ao petróleo. Deixaremos de ser um país que estava conquistando a sua auto-suficiência em petróleo, exportando um pedaço, um pouquinho, para nos transformarmos em um país de proporções exportadoras. Podemos passar para outro patamar, nos quais estão os países árabes, Venezuela e outros”, afirmou a ministra.

Nenhum comentário: