05 setembro 2006

Novas 'Maravilhas do Mundo' serão anunciadas em 2007

A nova lista das Sete Maravilhas do Mundo, eleita pelo público por telefone ou pela internet, será anunciada em Lisboa no verão europeu de 2007, mais de 2 mil anos depois de os gregos terem estabelecido o ranking atual.
"Até o momento, já votaram mais de 20 milhões de pessoas", disse à Agência Lusa uma fonte da New 7 Wonders Foundation (Fundação das 7 Novas Maravilhas), criada em 2001 pelo produtor de televisão suíço Bernard Weber e cujo júri de seleção é presidido pelo ex-diretor-geral da Unesco Feredico Mayor Zaragoza.
Da primeira lista, elaborada no século 3 a.C., a única maravilha sobrevivente são as Pirâmides de Gisé, no Egito, que também estão entre as 21 novas candidatas.
Entre os concorrentes à nova relação estão também o Cristo Redentor, a Torre Eiffel, o sítio arqueológico de Machu Picchu (Peru), as Estátuas da Ilha da Páscoa (Chile) e a Estátua da Liberdade.
Além desses, concorrem o Coliseu de Roma, a Ópera de Sidney, a Acrópole (Atenas), a Grande Muralha da China, o Taj Mahal (Índia), o Kremlin (Moscou) e o santuário de Stonehenge (Inglaterra).
A lista em votação inclui ainda os templos de Angkor (Camboja), a cidade maia de Chichen Itzá (México), a igreja Hagia Sophia (Turquia), o Templo Kiyomizu (Japão), a cidade de Petra (Jordânia), a antiga cidade de Timbuktu (Mali), o Castelo Neusschwanstein (Alemanha) e o palácio árabe de Alhambra (Espanha).
"A antiga lista refere-se apenas ao mundo conhecido pelos gregos, e Portugal descobriu uma parte deste novo mundo", disse uma colaboradora de Weber, sobre a escolha de Portugal para acolher o anúncio das novas maravilhas.
Segundo a mesma fonte, Lisboa também foi escolhida pela sua "experiência recente na organização de grandes eventos", como a Expo-98 e a Eurocopa de 2004, e por ser "uma cidade sem problemas de segurança". Além disso, acrescentou, "nesta votação, Portugal é neutro".
Fonte: UOL

Nenhum comentário: