15 setembro 2006

Biblioteca de Saramago ao alcance do mouse

A biblioteca particular do escritor português José Saramago que fica em Lanzarote (Espanha), com mais de 20 mil exemplares, além de manuscritos pessoais, vai poder ser consultada na internet.
A disponibilidade do acervo particular do escritor português foi acordada em um convênio assinado nesta quinta-feira com a Universidade de Granada. Em um primeiro momento, a biblioteca de Saramago estará no site da universidade, posteriormente, ganhará um endereço próprio na internet.
O reitor da Universidade de Granada, David Aguilar, disse em uma coletiva de imprensa que uma equipe de bibliotecários da universidade já está trabalhando no processo de catalogação e digitalização dos materiais, com a meta de disponibilizar 1.800 exemplares.
Saramago disse sentir "um carinho especial" pela sua coleção, afirmando que ela contém livros que começou a recolher quando tinha 18 anos e "com dinheiro emprestado".
No passado, os primeiros livros ganharam lugar de honra numa estante em casa dos pais do escritor, "onde não havia um único livro", ocupam agora "lugar privilegiado" na sua biblioteca em Lanzarote, conta o vencedor do Nobel de Literatura de 1998.
O autor de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", "Memorial do Convento", "Ensaio sobre a cegueira", entre outros, diz que "não é uma grande biblioteca".
"Não tive o privilégio de herdar, como é o caso de outros escritores. Por isso, estou profundamente agradecido [pelo projeto da universidade]", disse.
Um dos aspectos mais importantes da iniciativa, segundo Saramago, será o fato de servir como vitrine para escritores desconhecidos ou que só puderam ver a sua obra em edições limitadas.
Pilar del Rio, mulher do escritor português, destaca também a raridade do conteúdo do acervo dizendo que, em suas viagens, vários escritores deixaram com o casal exemplares de seus livros, muitos dos quais sem alcance mundial e com impressão restrita.
Fonte: UOL

Nenhum comentário: