30 agosto 2006

Palavras nas minhas mãos

Em tempos de modernidade virtual, a língua portuguesa vai ganhando novas conotações.
Hoje estava eu conversando no MSN com um amigo quando de repente ele vira para mim e diz, ou melhor, escreve, "você está colocando palavras nas minhas mãos!" Na hora aquilo chamou-me a atenção, não pelo trocadilho em si, mas pela conotação expressa naquele diálogo.
Virtualmente, falamos com os dedos e ouvimos com os olhos. Por mais bizarro que isso possa parecer, a ficha nunca tinha caído de forma tão concreta.
Fato é que a Internet vem cada vez mais influenciando nossas vidas e causando fenômenos lingüísticos interessantes. Os lingüistas que me desculpem. Mas a língua portuguesa tem se transformado: termos incorporados, conotaçõs novas, metáforas interessantes, ... para citar alguns poucos.
Não pretendo aqui discutir a adequação dos fenômenos, ou classificá-los em bons ou ruins. Estou apenas constatando um fato. Só o tempo fará esta análise com clareza e decidirá o que entrará para a história e o que simplesmete desaparecerá.

Nenhum comentário: