03 agosto 2006

Beber água demais faz mal à saúde, diz estudo

Com essa chamada a BBC traz uma matéria que quebra mitos.
Quem já não ouviu dizer que água mata sede, que água é bom pra saúde, que água emagrece, que água nunca é demais? Pois é, mas segundo estudos recentes a coisa não é bem assim. Água em excesso é prejudicial à saúde. Pasmem!
Segundo os pesquisadores do Centro Superior de Investigações Científicas da Espanha e do Instituto de Medicina dos Estados Unidos, não existe nenhuma base científica para recomendar que alguém tome oito copos diariamente de água. Segundo os pesquisadores, uma mulher deve tomar 2,7 litros de água por dia enquanto um homem deve tomar 3,7 litros. Mas nesta conta devem ser incluídos todos os líquidos ingeridos, inclusive a água contida nos alimentos tais como as frutas. Outros fatores também são importantes. Tem-se que levar em consideração as atividades físicas da pessoa durante o dia e a temperatura ambiente. O que passa desta quantidade sobra e mais do que isso, pode fazer mal. Chegam mesmo a falar em intoxicação por água. Ainda segundo a pesquisa, água em excesso reduz a quantidade de sódio no organismo, pode causar tremores, confusão, perda de memória, podendo inclusive levar a um colapso e à morte.
“No processo de excesso de ingestão de água há uma reação anormal das células do cérebro. Como o líquido é mais do que o corpo está acostumado e necessita, os rins demoram mais tempo para filtrar. Até completar a absorção, as células se incham e podem levar a transtornos nervosos, coma e morte.”
Mas é importante ressaltar que os cientistas afirmam que água na quantidade certa é benéfica. Ela é importante para o metabolismo. Eles também afirmam que o certo é ouvir o que o corpo diz, ou seja, beber água quando estiver com sede.

Para ler mais a respeito: http://estilo.uol.com.br/saude/ultnot/2006/08/02/ult3363u11.jhtm

Nenhum comentário: