23 dezembro 2006

De Quem é a Culpa?

De Quem é a Culpa?
Texto de Arnaldo Jabor
O espantoso nessa crise é que tudo desmoronou de repente desde a queda do avião da Gol. Todos os erros foram cometidos ao mesmo tempo. Outra coisa espantosa é o mistério.
Ninguém explica as causas da crise, mas uma coisa é certa: na base de tudo está a velha confusão nacional entre público e privado, entre controle militar ou lógica civil, entre obediência ou eficiência... A culpa recente é da TAM, que se aproveita do caos para vender muito: confusão dá lucro.
O que está acontecendo com a TAM não aconteceu nas outras empresas. A culpa é da TAM, mas isso não absolve a tonteira do Executivo ilustrada pela frase inesquecível de Tarso Genro: "O importante é não ter pressa neurótica, para enfrentar a crise"... que já dura três meses.
Ou a pérola, do ministro da Defesa, o rápido, o veloz Waldir Pires... "O governo precisa ter fé em Deus para resolver o problema..." e também não adianta a urgência populista do presidente, não adianta bater na mesa se não há mesa.
O vazio administrativo desse governo não se resolve com a reclamação tardia do Lula: "Quero saber de quem é a culpa?" Lula continua tirando o corpo fora e sem saber de quem é a culpa. É simples: a culpa é do seu governo, presidente...
Precisa dizer mais alguma coisa? Disse tudo, Jabor... VERGONHA NACIONAL ESSA CRISE!!!

Nenhum comentário: