26 outubro 2007

Mais um Exemplo de Irresponsabilidade

Não posso deixar de escrever sobre a Operação Ouro Branco que está em destaque na mídia hoje. Para quem não acompanhou, a história é a seguinte: Um laudo apontou que o leite produzido nas cooperativas CooperVale e Casmil continha soda cáustica e água oxigenada, que eram utilizadas para aumentar o prazo de validade do leite.
Precisa dizer mais alguma coisa? SODA CÁUSTICA... ÁGUA OXIGENADA...
E vem a Diretora da Anvisa dizer que "recolher o leite é uma medida preventiva, que as amostras não representam risco à saúde do consumidor". Como assim beber soda cáustica e água oxigenada não representa risco à saúde? Que me importa que os níveis sejam aceitáveis de acordo com tal e tal órgão internacional? É inaceitável. É imoral. É uma vergonha. É um deboche. Não tem graça nenhuma isso.
No país serão recolhidos os lotes contaminados. Em qualquer país sério seria feito muito mais do que isso. E onde fica a responsabilidade das empresas que embalam o leite? Eles embalam qualquer coisa que a cooperativa entrega? Vendem qualquer produto? Não verificam nada?
Todos têm responsabilidade, a cooperativa, as indústrias, o governo e seus órgãos fiscalizadores que foram omissos.
O comércio de leite é um ramo da economia que gera riqueza sim, movimentando milhões de reais todo ano. É claro que existem profissionais sérios no ramo e a estes devemos respeito. Mas no fim da história quem paga o pato somos nós, os consumidores, que bebemos soda cáustica e água oxigenada em níveis aceitáveis... Fala sério, né.
E pra fechar com muita indignação esta postagem, acho que nem precisaria dizer nada, mas sempre vale lembrar que os maiores consumidores de leite deste país são as crianças. Alguém já parou para pensar sobre isso?
Será que algum dia seremos um país sério? Assim fica difícil, muito difícil, mesmo.

Nenhum comentário: