10 novembro 2006

Como Escolher uma TV de Alta Definição

Se os televisores gigantes, com telas planas e imagem de cinema já eram um sonho de consumo, com o anúncio da estréia da TV digital em dezembro de 2007 e a promessa de imagens ainda melhores, muitos já estão atrás dos chamados aparelhos de TVs “prontos para a TV digital”.
Antes de tirar a mão do bolso e levar uma TV de alta definição para casa, é preciso prestar atenção a alguns detalhes importantes.
O que é HDTV?
Um HDTV (High-Definition Television) é um aparelho de televisão que transmite imagens com resolução de tela superior à dos formatos tradicionais, como o NTSC (Estados Unidos), PAL (Europa) e PAL-M (Brasil). Por permitir a exibição de mais linhas de resolução em um mesmo espaço de tela - tipicamente 720 linhas no modo progressivo (720p) ou 1.080 no modo entrelaçado (1080i) -, estes aparelhos oferecem imagens mais nítidas e com maior riqueza de detalhes.
Imagine um quadrado preenchido com pontinhos: quanto mais pontinhos houver naquele quadrado, melhor você o enxergará, certo? A idéia é mais ou menos a mesma. Outra característica dos aparelhos HDTV é o formato 16:9 – o chamado widescreen. Neste padrão, a largura da imagem é maior que a altura (como em uma tela de cinema). Já nos televisores convencionais o padrão é 4:3 – ou seja, a altura é maior que a largura.
TV de alta definição é o mesmo que TV digital?
Não. A alta definição (HDTV) é apenas um dos recursos oferecidos pelo sistema digital de transmissão. O padrão analógico, utilizado hoje na TV aberta brasileira, permite atingir uma resolução máxima de 525 linhas por tela. Com o padrão digital será possível receber na sua casa um sinal de alta resolução, ou seja, com pelo menos 720 linhas de resolução (equivalente à qualidade de imagem oferecida por um DVD).
Para aproveitar o máximo desta resolução é preciso ter um aparelho “HD Ready” – ou seja, pronto para alta definição –, como os que já estão disponíveis no mercado. Além disso, como já foi dito, os aparelhos HDTV tem a largura ideal para exibir o formato padrão da imagem digital: 16:9.
Contudo, esses aparelhos não trazem o receptor que será necessário para receber o sinal digital, o que significa que mesmo quem comprar agora uma TV deste tipo precisará de um set-top box, conversor que permitirá a qualquer um que tenha um aparelho de TV analógico assistir à TV digital.
Quando o padrão estrear no Brasil, os fabricantes pretendem lançar “TVs digitais”, que já virão com o receptor embutido, dispensando o set-top box. Por enquanto, tais aparelhos não estão disponíveis no mercado.
Qual é a vantagem de comprar agora uma TV de alta definição?
A vantagem é que ela será capaz de exibir as imagens recebidas pelo set-top box em todo o seu potencial de qualidade quando a transmissão estiver disponível, ao contrário das analógicas, que poderão receber as imagens (via conversor) mas terão a qualidade limitada à resolução do aparelho.
Como a programação atual é enviada em 4:3 e as telas HDTV são widescreen (16:9) é possível que o usuário note uma leve distorção na imagem, que pode parecer um pouco “achatada” e “esticada” para os lados. Alguns aparelhos trazem faixas laterais de correção – a exemplo das faixas horizontais exibidas quando se opta por assistir um DVD no formato widescreen em tela convencional. Além disso, a qualidade do sinal analógico recebido e a qualidade do cabo conectado podem impactar em problemas na imagem.
Todo aparelho de plasma ou LCD é necessariamente de alta definição?
Não, para um televisor ser considerado de alta definição, ele precisa ser capaz de reproduzir mais de 720 linhas em modo progressivo. Há no mercado televisores das duas tecnologias que não são capazes de reproduzir 720 linhas progressivas, por isso não podem ser considerados HDTV.
Apenas aparelhos de plasma ou LCD oferecem alta definição?
Não. Há no mercado aparelhos de tubo de raio catódico (CRT) de alta resolução, embora eles tipicamente não ofereçam a mesma espessura de um LCD ou plasma. Outra tecnologia que oferece alta resolução é o DLP (Digital Lighting Processing), que consiste em um canhão de projeção interna de imagem.
Toda tela de HDTV é plana?
Sim, todos os televisores HDTV disponíveis no mercado têm tela plana.
O que devo levar em conta na hora de comprar um HDTV?
Em primeiro lugar, compare as resoluções oferecidas por cada aparelho. Embora a resolução mínima oferecida seja de 720 linhas horizontais progressivas, é possível encontrar diferentes resoluções a partir deste patamar. Outro fator a ser pesado é a tecnologia. Enquanto os LCDs oferecem modelos de menor porte (a partir de 15 polegadas) e, consequentemente menor custo, os modelos de plasma são mais competitivos em preço nas telas maiores, a partir de 42 polegadas.
Os LCDs oferecem menor contraste, principalmente porque têm dificuldade de reproduzir pretos e cinza muito escuros. Mas é preciso observar que mesmo o plasma não oferece um contraste tão eficiente quanto o das telas de tubo convencionais.
O tempo de resposta dos LCDs também é menor e eles tendem a ser um pouco mais espessos que os plasmas. Como as telas de tubo, as TVs de plasma não apresentam problemas de visibilidade independente do ângulo a partir do qual se assiste, o que pode ocorrer no caso do LCD.
Em contrapartida, o LCD não sofre risco de queimar e é mais fácil de assistir em salas totalmente iluminadas. Outra vantagem é que o LCD esquenta menos que o plasma, minimizando a necessidade de um ventilador interno, que pode gerar ruído.
Além disso, o LCD é mais atrativo para ambientes menores e pode funcionar tanto como TV como monitor para o computador, oferecendo maior versatilidade que os concorrentes.
Autora: Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

Nenhum comentário: