11 janeiro 2008

Astrônomos confirmam existência de um exoplaneta próximo à Terra

Astrônomos americanos confirmaram hoje a existência de um exoplaneta que tinha sido previsto por meio de cálculos matemáticos.
Esta é a primeira vez que a existência de um corpo celeste é determinada e confirmada por meio de cálculos matemáticos desde que um sistema similar detectou Netuno em 1840.
A confirmação foi feita por cientistas da Universidade do Texas, que indicaram na reunião da Sociedade Astronômica dos Estados Unidos em Austin (Texas) que o exoplaneta se encontra exatamente onde tinha sido previsto pelo astrônomo Rory Barnes, da Universidade do Arizona.
Exoplanetas são corpos que gravitam em torno de uma estrela fora do sistema solar e em órbitas permanentes.
Uma equipe de astrônomos liderada por Barnes estudou as órbitas de vários sistemas e descobriu que havia uma zona "misteriosa" entre dois exoplanetas que gravitam em torno da estrela HD 74156, a pouco mais de 200 anos-luz da Terra.
Acrescentaram que se seus cálculos estiverem corretos, entre eles deveria haver outro planeta com sua própria órbita.
O desafio de encontrar esse exoplaneta foi assumido por Jacob Bean e por outros astrônomos da Universidade do Texas que dirigiram seus telescópios a esta zona e finalmente o localizaram exatamente onde Barnes tinha calculado.
Seguindo as normas astronômicas, o planeta foi batizado de HD 74156 d.
Segundo Steven Soter, astrônomo do Museu Americano de História Natural, em Nova York, o trabalho de Barnes é a segunda previsão bem-sucedida sobre a existência de um novo planeta.
A primeira foi feita há 160 anos com a descoberta de Netuno, cuja existência foi comprovada pelos telescópios da época décadas depois que dois astrônomos, um inglês e um francês, previram sua existência de forma independente.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: