26 novembro 2006

Mais um ano que se vai...

Chegou o dia de novo: 26 de novembro. Hoje é dia de apagar as velinhas hehehehe Vou comemorar com os amigos.

25 novembro 2006

Você pode aprender com o passado, mas não pode viver nele

Em lugar de fugir do dia de hoje, retire dele o que há de melhor. Não há necessidade de você se apressar em direção ao futuro. Nem há tampouco benefício algum em viver no passado. Hoje é tudo o que você tem. Este é um tempo singular, e ele é seu para vivê-lo e desfrutá-lo. Descontraia-se, viva e desfrute. Não existe sentido algum em estar frustrado em relação àquilo que você ainda não tem. Em vez disso aprecie aquilo que você tem, que lhe chegou graciosamente às mãos. O que você tem é suficiente para que você se movimente na direção que deseja. Uma nova página está se iniciando em sua vida. Você pode trabalhar, planejar e construir seu futuro, mas você não pode vivê-lo e desfrutá-lo. A hora de viver, o tempo para retirar o melhor da vida é o instante presente. Viva, desfrute, alegre-se pelo precioso dom de viver, e faça do dia de hoje o melhor que pode fazer.
Autor desconhecido. Recebido por email.

24 novembro 2006

Kid Abelha de Férias

O UOL informou hoje que a banda Kid Abelha entrará de férias depois de seu último show de 2006 no dia 31 de dezembro.
A vocalista Paula Toller vai gravar seu segundo trabalho como cantora solo. Depois de seu primeiro CD solo em 1998 que foi muito elogiado pela crítica e pelo público, sempre houve uma expectativa de uma continuação.
A banda retoma seus trabalhos em julho de 2007 e, desde já, desmente os rumores sobre o fim do grupo.

23 novembro 2006

Ana Paula Padrão e Seu Novo Projeto

Agora é oficial: Ana Paula Padrão deixará a bancada do SBT Brasil no próximo dia 24. Ela passará a apresentar o SBT Realidade, um programa semanal com estréia prevista para março de 2007. Nos próximos três meses, a jornalista montará o formato do novo programa, que deverá ter uma hora de duração e uma pequena equipe de apenas quatro repórteres.
Quem me conhece, sabe que sou fã da Ana Paula Padrão. Apesar de não achar que ela fez uma boa escolha saindo do Jornal da Globo para ir para o SBT, espero que seja mais um programa de sucesso nas mãos desta talentosa jornalista.

22 novembro 2006

Aeroportos Normalizados Até o Natal

Luiz Carlos Bueno, comandante da FAB, afirmou hoje que o caos nos aeroportos brasileiros estará resolvido até o Natal. Segundo ele, será feita uma reorganização dos vôos com o intuito de acabar com os horários de pico.
Tomara, viu! Porque aquilo lá tá uma bagunça só. Só resta saber se eles estão se lembrando que o número de vôos aumentará consideravelmente no fim do ano com a chegada da alta estação. Digamos assim, é a prova de fogo.
Mas claro, estamos torcendo para que tudo dê certo. Tomara...

20 novembro 2006

10 horas 9 minutos e 36 segundos

Por que os relógios sempre marcam 10:09:36 em propagandas e vitrines?

Bem, dizem que existem muitas teorias que tentam explicar o fenômeno. Uma diz que os ponteiros nesta posição enquadram a marca do relógio.

Mas a verdade foi que não consegui descobrir muita coisa consistente a esse respeito.

Então deixo a pergunta no ar: Por que 10:09:36?
hehehe

18 novembro 2006

Cuide Bem do Seu Amor - Paralamas do Sucesso

A vida sem freio me leva, me arrasta, me cega
No momento em que eu queria ver
O segundo que antecede o beijo
A palavra que destrói o amor
Quando tudo ainda estava inteiro
No instante em que desmoronou
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz
Cuide bem do seu amor
Seja quem for (2x)
E cada segundo, cada momento, cada instante
É quase eterno, passa devagar
Se o seu mundo for o mundo inteiro
Sua vida, seu amor, seu larcuide
Tudo que for verdadeiro
Deixe tudo que não for passar
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz
Cuide bem do seu amor
Seja quem for (2x)
Palavras duras em voz de veludo
E tudo muda, adeus velho mundo
Há um segundo tudo estava em paz
Cuide bem do seu amor
Seja quem for (2x)

17 novembro 2006

Tecnologia GSM Cresce Assustadoramente

A tecnologia GSM (Global Systems for Mobile Communications) aumentou consideravelmente o número de usuários no último ano. São 497 milhões de usuários a mais. A participação no mercado mundial supera os 80%.
Apenas a título de comparação, a tecnologia CDMA (Code Division Multiple Access) também cresceu, porém de forma bem tímida. Agregou quase 50 milhões de clientes.
As vendas globais geradas pelo GSM alcançarão 1 bilhão de dólares até o final do ano.
Depois dizem que telefonia celular não dá dinheiro...

Novas Fotos do Telescópio Hubble

Galáxia Black Eye M64

15 novembro 2006

Redação

A redação abaixo foi escrita no exame de vestibular da UFPE (sem possibilidade de conferir a autencidade da informação).
Era a terceira vez que aquele substantivo e aquele artigo se encontravam no elevador. Um substantivo masculino, com um aspecto plural, com alguns anos bem vividos pelas preposições da vida. E o artigo era bem definido, feminino, singular: era ainda novinha, mas com um maravilhoso predicado nominal. Era ingênua, silábica, um pouco átona, até ao contrário dele: um sujeito oculto, com todos os vícios de linguagem, fanáticos por leituras e filmes ortográficos. O substantivo gostou dessa situação: os dois sozinhos, num lugar sem ninguém ver e ouvir. E sem perder essa oportunidade, começou a se insinuar, a perguntar, a conversar.
O artigo feminino deixou as reticências de lado, e permitiu esse pequeno índice. De repente, o elevador pára, só com os dois lá dentro: ótimo, pensou o substantivo, mais um bom motivo para provocar alguns sinônimos.
Pouco tempo depois, já estavam bem entre parênteses, quando o elevador recomeça a se movimentar: só que em vez de descer, sobe e pára justamente no andar do substantivo. Ele usou de toda a sua flexão verbal, e entrou com ela em seu aposto. Ligou o fonema, e ficaram alguns instantes em silêncio, ouvindo uma fonética clássica, bem suave e gostosa. Prepararam uma sintaxe dupla para ele e um hiato com gelo para ela. Ficaram conversando, sentados num vocativo, quando ele começou outra vez a se insinuar. Ela foi deixando, ele foi usando seu forte adjunto adverbial, e rapidamente chegaram a um imperativo, todos os vocábulos diziam que iriam terminar num transitivo direto. Começaram a se aproximar, ela tremendo de vocabulário, e ele sentindo seu ditongo crescente: se abraçaram, numa pontuação tão minúscula, que nem um período simples passaria entre os dois. Estavam nessa ênclise quando ela confessou que ainda era vírgula ele não perdeu o ritmo e sugeriu uma ou outra soletrada em seu apóstrofo. É claro que ela se deixou levar por essas palavras, estava totalmente oxítona às vontades dele, e foram para o comum de dois gêneros. Ela totalmente voz passiva, ele voz ativa. Entre beijos, carícias, parônimos e substantivos, ele foi avançando cada vez mais: ficaram uns minutos nessa próclise, e ele, com todo o seu predicativo do objeto, ia tomando conta. Estavam na posição de primeira e segunda pessoa do singular, ela era um perfeito agente da passiva, ele todo paroxítono, sentindo o pronome do seu grande travessão forçando aquele hífen ainda singular. Nisso a porta abriu repentinamente. Era o verbo auxiliar do edifício. Ele tinha percebido tudo, e entrou dando conjunções e adjetivos nos dois, que se encolheram gramaticalmente, cheios de preposições, locuções e exclamativas.
Mas ao ver aquele corpo jovem, numa acentuação tônica, ou melhor, subtônica, o verbo auxiliar diminuiu seus advérbios e declarou o seu particípio na história. Os dois se olharam, e viram que isso era melhor do que uma metáfora por todo o edifício.
O verbo auxiliar se entusiasmou, e mostrou o seu adjunto adnominal. Que loucura, minha gente. Aquilo não era nem comparativo: era um superlativo absoluto. Foi se aproximando dos dois, com aquela coisa maiúscula, com aquele predicativo do sujeito apontado para seus objetos.
Foi chegando cada vez mais perto, comparando o ditongo do substantivo ao seu tritongo, propondo claramente uma mesóclise-a-trois. Só que as condições eram estas: enquanto abusava de um ditongo nasal, penetraria ao gerúndio do substantivo, e culminaria com um complemento verbal no artigo feminino. O substantivo, vendo que poderia se transformar num artigo indefinido depois dessa, pensando em seu infinitivo, resolveu colocar um ponto final na história: agarrou o verbo auxiliar pelo seu conectivo, jogou-o pela janela e voltou ao seu trema, cada vez mais fiel à língua portuguesa, com o artigo feminino colocado em conjunção coordenativa conclusiva.

14 novembro 2006

Água Oxigenada

A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha. A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfectantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender porquê. Um produto barato e simples de usar, concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares. Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.

O que se pode fazer com água oxigenada:

Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.
Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.
Um pouco de água oxigenada num pano desinfecta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.
Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfectados após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.
Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro.
Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrena regrediram com o seu uso.
Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Isso mata germes e outros microorganismos nocivos.
Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos.
Roupas que precisem de desinfecção (lençóis, fraldas, etc...), ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfectadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.

CUIDADO: Sua ingestão ou inalação pode levar à morte!

Fonte: http://www.wikipedia.org

12 novembro 2006

Elefantes

Cientistas americanos conseguiram provar que os elefantes conseguem se reconhecer no espelho. Além deles, somente alguns macacos e os golfinhos estavam nesta lista. Com a façanha, os elefantes passam a fazer parte do grupo de animais com inteligência superior que têm consciência de si próprios. Nós humanos adquirimos a capacidade de nos percebermos no espelho por volta dos dois anos de idade.
O teste mais complexo foi feito da seguinte forma: um X foi colocado no corpo de um elefante no zoológico de Nova Iorque e o animal investigou o objeto estranho olhando-se no espelho.

11 novembro 2006

E o Caos Continua

E o caos continua nos aeroportos brasileiros.
Desta vez foram detectados problemas com atrasos nos aeroportos de Congonhas, Garulhos e Brasília. Os atrasos foram ocasionados pelo maior espaçamento entre as decolagens. Em momentos de pico, fazia-se uma decolagem a cada 2 ou 3 minutos. Agora o espaçamento entre as decolagens chega até a 20 minutos.
Extra-oficialmente, alguns controladores dizem estar insatisfeitos com as negociações com o governo federal, mas os orgãos governamentais afirmam que não existe operação padrão entre os controladores de vôo.
Fato é, quem está pagando por isso tudo é o consumidor que paga caro por uma passagem de avião e tem um péssimo serviço. Mais uma vergonha para a coleção de descasos e desmandos do nosso país . Será que ninguém percebeu que isto iria acontecer mais cedo ou mais tarde?
Só fico me perguntando como serão as férias de janeiro. Pelo visto, 'caos' será elogio. Devemos nos preparar para muitas e muitas e muitas e muitas e muitas horas de espera.
Resumo da ópera: VERGONHA!

10 novembro 2006

Como Escolher uma TV de Alta Definição

Se os televisores gigantes, com telas planas e imagem de cinema já eram um sonho de consumo, com o anúncio da estréia da TV digital em dezembro de 2007 e a promessa de imagens ainda melhores, muitos já estão atrás dos chamados aparelhos de TVs “prontos para a TV digital”.
Antes de tirar a mão do bolso e levar uma TV de alta definição para casa, é preciso prestar atenção a alguns detalhes importantes.
O que é HDTV?
Um HDTV (High-Definition Television) é um aparelho de televisão que transmite imagens com resolução de tela superior à dos formatos tradicionais, como o NTSC (Estados Unidos), PAL (Europa) e PAL-M (Brasil). Por permitir a exibição de mais linhas de resolução em um mesmo espaço de tela - tipicamente 720 linhas no modo progressivo (720p) ou 1.080 no modo entrelaçado (1080i) -, estes aparelhos oferecem imagens mais nítidas e com maior riqueza de detalhes.
Imagine um quadrado preenchido com pontinhos: quanto mais pontinhos houver naquele quadrado, melhor você o enxergará, certo? A idéia é mais ou menos a mesma. Outra característica dos aparelhos HDTV é o formato 16:9 – o chamado widescreen. Neste padrão, a largura da imagem é maior que a altura (como em uma tela de cinema). Já nos televisores convencionais o padrão é 4:3 – ou seja, a altura é maior que a largura.
TV de alta definição é o mesmo que TV digital?
Não. A alta definição (HDTV) é apenas um dos recursos oferecidos pelo sistema digital de transmissão. O padrão analógico, utilizado hoje na TV aberta brasileira, permite atingir uma resolução máxima de 525 linhas por tela. Com o padrão digital será possível receber na sua casa um sinal de alta resolução, ou seja, com pelo menos 720 linhas de resolução (equivalente à qualidade de imagem oferecida por um DVD).
Para aproveitar o máximo desta resolução é preciso ter um aparelho “HD Ready” – ou seja, pronto para alta definição –, como os que já estão disponíveis no mercado. Além disso, como já foi dito, os aparelhos HDTV tem a largura ideal para exibir o formato padrão da imagem digital: 16:9.
Contudo, esses aparelhos não trazem o receptor que será necessário para receber o sinal digital, o que significa que mesmo quem comprar agora uma TV deste tipo precisará de um set-top box, conversor que permitirá a qualquer um que tenha um aparelho de TV analógico assistir à TV digital.
Quando o padrão estrear no Brasil, os fabricantes pretendem lançar “TVs digitais”, que já virão com o receptor embutido, dispensando o set-top box. Por enquanto, tais aparelhos não estão disponíveis no mercado.
Qual é a vantagem de comprar agora uma TV de alta definição?
A vantagem é que ela será capaz de exibir as imagens recebidas pelo set-top box em todo o seu potencial de qualidade quando a transmissão estiver disponível, ao contrário das analógicas, que poderão receber as imagens (via conversor) mas terão a qualidade limitada à resolução do aparelho.
Como a programação atual é enviada em 4:3 e as telas HDTV são widescreen (16:9) é possível que o usuário note uma leve distorção na imagem, que pode parecer um pouco “achatada” e “esticada” para os lados. Alguns aparelhos trazem faixas laterais de correção – a exemplo das faixas horizontais exibidas quando se opta por assistir um DVD no formato widescreen em tela convencional. Além disso, a qualidade do sinal analógico recebido e a qualidade do cabo conectado podem impactar em problemas na imagem.
Todo aparelho de plasma ou LCD é necessariamente de alta definição?
Não, para um televisor ser considerado de alta definição, ele precisa ser capaz de reproduzir mais de 720 linhas em modo progressivo. Há no mercado televisores das duas tecnologias que não são capazes de reproduzir 720 linhas progressivas, por isso não podem ser considerados HDTV.
Apenas aparelhos de plasma ou LCD oferecem alta definição?
Não. Há no mercado aparelhos de tubo de raio catódico (CRT) de alta resolução, embora eles tipicamente não ofereçam a mesma espessura de um LCD ou plasma. Outra tecnologia que oferece alta resolução é o DLP (Digital Lighting Processing), que consiste em um canhão de projeção interna de imagem.
Toda tela de HDTV é plana?
Sim, todos os televisores HDTV disponíveis no mercado têm tela plana.
O que devo levar em conta na hora de comprar um HDTV?
Em primeiro lugar, compare as resoluções oferecidas por cada aparelho. Embora a resolução mínima oferecida seja de 720 linhas horizontais progressivas, é possível encontrar diferentes resoluções a partir deste patamar. Outro fator a ser pesado é a tecnologia. Enquanto os LCDs oferecem modelos de menor porte (a partir de 15 polegadas) e, consequentemente menor custo, os modelos de plasma são mais competitivos em preço nas telas maiores, a partir de 42 polegadas.
Os LCDs oferecem menor contraste, principalmente porque têm dificuldade de reproduzir pretos e cinza muito escuros. Mas é preciso observar que mesmo o plasma não oferece um contraste tão eficiente quanto o das telas de tubo convencionais.
O tempo de resposta dos LCDs também é menor e eles tendem a ser um pouco mais espessos que os plasmas. Como as telas de tubo, as TVs de plasma não apresentam problemas de visibilidade independente do ângulo a partir do qual se assiste, o que pode ocorrer no caso do LCD.
Em contrapartida, o LCD não sofre risco de queimar e é mais fácil de assistir em salas totalmente iluminadas. Outra vantagem é que o LCD esquenta menos que o plasma, minimizando a necessidade de um ventilador interno, que pode gerar ruído.
Além disso, o LCD é mais atrativo para ambientes menores e pode funcionar tanto como TV como monitor para o computador, oferecendo maior versatilidade que os concorrentes.
Autora: Daniela Moreira, repórter do IDG Now!

09 novembro 2006

Só um Cão por Família

Com o intuito de combater a raiva, o governo chinês vai implantar uma política que restringe a quantidade de cachorros que uma família pode ter em casa a apenas um animal. A nova medida já está sendo comparada a outra medida mais antiga que restringe a quantidade de filhos a um por casal.
Quem desobedecer será processado.
A lei também proíbe os proprietários de levarem seus cachorros para locais públicos como: mercados, lojas, áreas comerciais, hotéis, parques, áreas verdes, escolas, hospitais, salas de exibição, cinemas e teatros, ginásios, áreas de ginásticas comunitárias, parques de diversão, áreas de espera de estações ferroviárias e locais turísticos.
A raiva se transformou na maior causa de morte entre as doenças infecciosas na China, e a agência Xinhua informa que 318 pessoas morreram devido à doença apenas em setembro.
O temor de contágio da doença levou dois governos locais da China a realizarem abates em massa de cães no início de 2006.

08 novembro 2006

Vôo 1907 - Novidades

Os exames iniciais das caixas pretas do boeing da Gol que fazia o vôo 1907 ente Manaus e Brasília indicam que a tripulação sequer pediu socorro. Os dados iniciais mostram que não houve pânico após o choque com o Legacy, o que leva a crer que o avião caiu verticalmente, fazendo com todos a bordo perdessem a consciência rapidamente. Os dados preliminares mostram também que não houve sofrimento, já que, se confirmada a hipótese, todos perderam a consciência tão rapidamente que nem tiveram chance de perceber que iriam morrer.
As investigações continuam. Nada é conclusivo ainda.

07 novembro 2006

Avião Silencioso

Especialistas americanos e ingleses estão trabalhando para construir uma geração de aviões silenciosos e mais econômicos. A idéia é projetar uma aeronave capaz de transportar 250 passageiros e consumir 25% a menos de combustível.
Mas não se anime muito. O avião deve estar disponível apenas em 2030.
A Silent Aircraft Initiative (SAI) - Iniciativa da Aeronave Silenciosa - conseguiu despertar o interesse em cerca de 40 pesquisadores da Universidade de Cambridge e do Massachusetts Institute of Technology, além da Boeing e da Rolls-Royce.
O segredo da nova aeronave está na sua aerodinâmica aprimorada que permite uma aproximação mais lenta e silenciosa. A posição dos motores também deve ser alterada, não devendo ficar mais sob as asas do avião.
Idéia interessante.
A conferir... mas só em 2030! hehehe

06 novembro 2006

Volta Tranqüila

Depois do caos da ida para Fortaleza, passei pela experiência de voar novamente com conforto e no horário marcado.
Volta tranqüila para casa.
Ainda bem!

05 novembro 2006

Fortaleza

Fortaleza
Terra boa!
Gente hospitaleira!
Vai deixar saudade, com certeza!
Logo logo, eu tô de volta :-)

04 novembro 2006

Você fala cearês?

Quem visita Fortaleza não pode deixar de reparar no vocabulário utilizado pelos locais. Uma diversão à parte.
Sem qualquer preconceito, apenas para registro das novas palavras aprendidas. Vamos a uma pequena lista:

Macho: homem, menino, vocativo para chamar alguém
EX: Ô macho, onde fica o ponto de ônibus? = Ei, onde fica o ponto de ônibus?

Ruma: vários
EX: Há uma ruma de caixas naquela sala. = Há várias caixas naquela sala.

Merendar: lanchar
EX: Vamos merendar ali na beira mar! = Vamos lanchar ali na beira mar!


Acochar: apertar
EX: Acoche o parafuso. = Aperte o parafuso.

Frescar = brincar
EX: Não fresque não! = Pare com essa brincadeira!

Moco = surdo
EX: Tá moco, ô macho? = Tá surdo, é?

03 novembro 2006

Crocobeach

Que Fortaleza e praia sejam sinônimos, isso ninguém nega. Mas Crocobeach é um espetáculo à parte.
Localizada na Praia do Futuro em Fortaleza, Crocobeach é um show. Se pensarmos apenas em uma barraca de praia não daremos o devido crédito a este lugar.
Com uma estrutura fantástica, Crocobeach oferece de tudo um pouco, desde salão de beleza até serviço de restaurante na beira da praia, passando por uma sorveteria, shows ao vivo, massagens, etc. O que o cliente desejar, Crocobeach oferece.
Uma coisa em especial chamou minha atenção. Nas barracas na beira da praia com capacidade para sentar cerca de 1300 pessoas, existem cofres que o turista aluga por R$1,50 o dia. Você coloca todos os seus pertences no cofre e vai andar na praia, passear, despreocupado, carregando apenas uma pequena chave em forma de pulseira que você pode colocar no pulso. Idéia fantástica.
Quem visita Fortaleza não pode deixar de passar por Crocobeach. Uma experiência ímpar!

02 novembro 2006

Caos Total

Aeroportos brasileiros estão um caos.
Eu fui para o aeroporto de Brasília para embarcar com destino à Fortaleza no horário previsto: vôo saindo de Brasília às 22h. Deveria ter chegado à Fortaleza às 23:30.
Mas não, cheguei à Fortaleza às 7:00 da manhã do dia seguinte. Meu vôo decolou umas 4:30 da madrugada.
A cena era patética: pessoas dormindo pelo chão do aeroporto, crianças chorando, passageiros irritados, funcionários estressados, enfim, um verdadeiros caos.
O resumo da história toda é que foi uma vergonha para o nosso país.
Vi no aeroporto um monte de estrangeiros estarrecidos com a situação dos nossos aeroportos. Não que isto não aconteça nos países deles. É claro que acontece, mas por culpa de uma nevasca, de uma aeronave que quebra e bloqueia uma pista de decolagem, coisas do gênero.
O que está acontecendo no Brasil é um DESRESPEITO, uma VERGONHA!!!

01 novembro 2006

Crise Aérea

O feriadão de Finados começa nesta quinta-feira e muita gente pretende viajar, muitos de avião.
Quem se encontra nesta situação, como eu, está preocupado com o sucesso de sua viagem em função dos fatos ocorridos nos últimos dias nos principais aeroportos brasileiros.
O que se tem visto são atrasos e mais atrasos a até mesmo muitos cancelamentos de vôos.
A crise teve início com a queda do Boeing da Gol no dia 29 de setembro. Os controladores que estavam de serviço naquele dia foram afastados, uma medida rotineira sempre que acidentes ocorrem. Com isso, o Cindacta de Brasília ficou com um quadro de pessoal reduzido, ocasionando atrasos e cancelamentos de muitos vôos. Em média, os vôos estão saindo com cerca de duas horas de atraso.
O governo estuda medidas para resolver a crise, mas já adiantou que não poderá sanar o problema para o feriadão do próximo dia 2 de novembro.
Então, só podemos torcer para dar tudo certo. E boa sorte para todos os passageiros dos inúmeros vôos dos próximos dias pelo Brasil afora.